(44) 3462-1222

APA FEDERAL DO RIO PARANÁ E PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE FORMARÃO UM CONSELHO UNIFICADO PARA GESTÃO DE BIODIVERSIDADE

Sexta-feira, 13 de abril de 2018

Última Modificação: 03/05/2018 14:54:38 | Visualizada 1110 vezes


Ouvir matéria

APA FEDERAL DO RIO PARANÁ E PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE FORMARÃO UM CONSELHO UNIFICADO PARA A GESTÃO DA BIODIVERSIDADE

 

Conselheiros do Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG) e da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (APAIVRP) aprovaram neste mês de março a unificação dos conselhos gestores das duas unidades de conservação (UCs) gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As reuniões dos conselhos ocorreram em Querência do Norte/PR, Taquarussu/MS, Naviraí/MS e Mundo Novo/MS com os representantes dos diversos setores da sociedade civil e dos órgãos públicos da região.

A unificação dos conselhos do parque e da APA inclui também o processo de eleição de novos conselheiros para o mandato de 2018 a 2020. Foi instituído um Comitê Eleitoral, que está conduzindo o processo eleitoral, suas regras, data e local da eleição, informações as quais serão divulgadas por meio de edital em diversas mídias locais e regionais. A previsão é que este conselho tenha tamanho equivalente ao atual conselho da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, que é o maior conselho do país para a gestão de unidades de conservação. As eleições estão previstas para o início de junho e estarão aptas à candidatura aquelas instituições que pertençam aos 13 setores escolhidos para compor o conselho: produtores rurais, agricultura familiar, turismo, pesca profissional, apicultura, ilhéus, ensino e pesquisa, indústria e comércio, indígenas, hidrelétricas, ONGs ambientalistas, mineração e setor público.

De acordo com o coordenador do Comitê Eleitoral, Werner Semmelroth, representante das indústrias, unir os dois conselhos será um desafio não só para os gestores do ICMBio, mas também para os conselheiros. “São duas unidades de conservação – parque e APA – de categorias diferentes, cujos usos permitidos também são distintos, pois uma é de proteção integral e outra de uso sustentável. Porém, acreditamos que o esforço valerá a pena”.

Conforme lembrou o chefe do Parque Nacional de Ilha Grande, Tersio Abel Pezenti, a unificação dos conselhos já havia sido discutida em reuniões anteriores com os conselheiros e de acordo com o chefe da APA, Erick Caldas Xavier, a criação de um grande conselho unificado para a conservação do rio Paraná, de suas ilhas, de sua várzea e do arquipélago de Ilha Grande tem como objetivo otimizar a participação da sociedade, diminuir custos de operacionalização e integrar a gestão do Parque Nacional e da APA Federal.

De acordo com o ICMBio, nos próximos dias será publicado o edital de convocação para as eleições, o qual será amplamente divulgado à sociedade.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também