(44) 3462-1222

PREFEITURA DE QUERÊNCIA DO NORTE REALIZA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Sexta-feira, 12 de abril de 2019

Última Modificação: 12/04/2019 17:06:13 | Visualizada 407 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura Municipal de Querência do Norte promoveu na última semana, (05/04), a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorreu no Sindicato dos Servidores de Querência do Norte e reuniu em torno de 120 pessoas, entre elas diversas autoridades, representantes de entidades, funcionários e pessoas interessadas.
O evento, que teve como tema “Saúde não é favor, é direito! Democracia para garantir as conquistas, com participação popular, em defesa do SUS", tem o objetivo de buscar fortalecer a participação da sociedade nas decisões da gestão pública.

"É importante a participação da população para que possamos debater e dialogar sobre a política pública de saúde em nosso município. Ouvindo as pessoas, conhecendo de perto as suas dificuldades, é que podemos aperfeiçoar a gestão e ampliar as conquistas e avanços já obtidos," destacou a Secretária de Saúde, Cássia.

Sabe-se que a participação da comunidade é fundamental para ampliar as discussões sobre a saúde pública e para se estabelecer as prioridades e demandas locais. Nestas etapas foram definidas as propostas que devem ser apresentadas nas conferências estaduais, programadas para acontecerem de 16 de abril a 15 de junho. Na conferência municipal foi eleito também, de forma paritária, o conselheiro que irá apresentar as propostas na Conferência Estadual, bem como o Conselho Municipal de Saúde que atuará entre os anos de 2020 e 2023.

Os debates foram realizados nos grupos com mediadores para elencar as propostas apresentadas pelos presentes. Com o tema central “Democracia e Saúde”, a 13 ª Conferência teve os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento.

Vale ressaltar que anteriormente foram realizadas Pré-Conferências nos Distritos de Querência do Norte, dando assim a oportunidade de mais pessoas estarem participando do processo.

Participação da Comunidade na Saúde

Esta edição do evento é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e trata, de forma abrangente, a temática Democracia e Saúde, abordando Saúde como Direito, a Consolidação dos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

“Nós fazemos questão de participar e organizar, enquanto gestão municipal, uma Conferência tão importante como esta, para mostrar o valor e a importância dessas discussões para a saúde de Querência do Norte. É em eventos como esse que podemos discutir quais as prioridades para levar o melhor para os nossos pacientes”, destacou a prefeita Dra. Roze.

 Galeria de Fotos

 Veja Também